22 de junho de 2009

INSTITUTO DO MUNDO ÁRABE




Em frente ao Rio Sena e não muito longe da Catedral Notre Dame, em Paris, fica uma das obras primas da arquitetura contemporânea, o Instituto do Mundo Árabe (IMA), com seus 16 mil metros quadrados de aço e vidro. O prédio, projetado pelo arquiteto francês Jean Nouvel, é um centro cultural criado a partir de uma joint venture entre a França e as nações árabes. Ele surgiu para ser uma vitrine da cultura dos países do Oriente Médio, mostrando suas tradições, arte e civilização.

Foi em novembro de 1981 que Jean Nouvel venceu o concurso para a construção do Instituto do Mundo Árabe, em Paris. Depois de seis anos, a obra horizontal estava concluída, conquistando a consagração internacional. A partir daí, Nouvel contabilizou mais de 200 projetos pelo mundo, em países como Estados Unidos, Rússia, China, Japão, Israel, além de toda a Europa. “Eu me interesso por uma arquitetura que reflete a modernidade de uma época, em oposição ao repensar das referências históricas”, diz Nouvel. “Por isso meu trabalho é calcado no momento que estamos vivendo, nos novos materiais e técnicas e no que eles são capazes de criar”.



Os mosaicos da fachada são elaboradas engrenagens de metal que funcionam graças a células fotossensíveis controladas por computador. Conforme a luz que incide do exterior, eles se abrem ou se fecham. As sombras projetadas são um espetáculo a parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário