
León Sanchez arranca no fim, supera russo e francês e leva oitava etapa do Tour de France; Nocentini segue líder.
Em uma etapa com subidas difíceis no meio e chegada em terreno plano, quem levou a melhor neste sábado no Tour de France foi o espanhol Luis León Sanchez, da Caisse D'Erpagne. A etapa de hoje teve 176,5 km entre Arcalis, em Andorra, e Saint-Girons, no sul da França. Sanchez fez parte de uma fuga de nove atletas que abriu boa vantagem para o pelotão, mas o grupo de escapados começou a se quebrar na última subida do dia, a difícil escalada de Agnes. Sobraram quatro ciclistas: Sanchez, seu compatriota Mikel Astarloza, o russo Vladimir Efimkin e o francês Sandi Casar. A cerca de 4km da chegada, Efimkin tentou o ataque definitivo e chegou a abrir 10 segundos sobre os outros três companheiros de fuga. No entanto, a energia do russo acabou a menos de 1km do final e a disputa ficou entre Casar, Sanchez e Astarloza. Nos 100 metros finais, o espanhol levou a melhor e cruzou a linha de chegada na frente. O triunfo de Sanchez, o segundo em sua carreira em uma etapa do Tour, aconteceu exatamente no dia de primeiro aniversário da vitória conquistada em 2008. Na linha de chegada, o espanhol repetiu o gesto do ano passado, apontando para o céu em uma referência a um irmão morto que ele considera a grande inspiração de sua carreira. Na classificação geral, nenhuma mudança nas primeiras posições.
O italiano Rinaldo Nocentini, da AG2R, segue com a camisa amarela, que lhe indica como líder. Ele tem a vantagem de seis segundos sobre Alberto Contador e oito contra Lance Armstrong. "Depois de pedalar mais de 200km na fuga ontem, eu esperava uma etapa mais tranquila. No entanto, o time teve que trabalhar porque a camisa amarela chegou a estar ameaçada em alguns momentos. Estou feliz que conseguimos mantê-la", disse Nocentini. Se a camisa amarela não mudou de dono, o Tour tem novos líderes em duas outras categorias. O norueguês Thor Hushovd (Cervélo) faturou duas metas volantes da etapa e acumulou 12 pontos, chegando a 117 no total. Com isso, ele deixa para trás o até então líder Mark Cavendish (106) e é o novo dono da camisa verde.Na disputa pelo prêmio de melhor montanhista do Tour, a camisa branca com bolas vermelhas agora é de Christophe Kern, francês da Cofidis.
A nona etapa do Tour de France acontece na manhã deste domingo, a partir das 10h (horário de Brasília), em mais um trecho que inclui montanhas, entre Saint-Gaudens e Tarbes. No percurso de 160 km, os ciclistas vão encarar duas das subidas mais famosas e temidas da Volta da França: o Col d'Aspin (1.490m) e o Tourmalet (2.115m).