6 de junho de 2009

VELIB




Velib é um programa de aluguel de bicicletas públicas em Paris, França. A iniciativa foi do prefeito Bertrand Delanoe do Partido Socialista Francês. O sistema foi lançado em 15 de Julho de 2007. Dez mil bicicletas foram colocadas na cidade com 750 estações automatizadas. Este número tem crescido, hoje são 20.000 bicicletas e 1.450 estações de serviço, cerca de uma estação a cada 300 metros ao longo de todo o centro da cidade, tornando Vélib o maior sistema do seu gênero no mundo.

Cada estação Velib está equipada com um terminal de aluguel automático e estandes para dezenas de bicicletas. Mapas mostram as estações disponíveis por toda a cidade.

As robustas bicicletas cinzentas foram produzidas pela empresa francesa de bicicletas Mercier, na Hungria O valor da bicicleta foi de € 300 cada uma, inicialmente. A bicicleta possui três velocidades, cada uma pesa 22,5 kg, tem iluminação com Led alimentada por um dínamo, e na frente uma cestinha.

Se um usuário chega com uma bicicleta alugada em uma estação sem vagas disponíveis, o terminal concede quinze minutos a mais de gratuidade no aluguel.
O terminal também exibe informações sobre os terminais vizinhos, incluindo a localização, número de bicicletas disponíveis. Uma frota de vinte veículos é utilizada durante a noite para redistribuir bicicletas para estações de alta demanda para a manhã seguinte.
Para utilizar o sistema, os usuários precisam pagar uma assinatura, que permite ao assinante um número ilimitado de aluguéis. Um cartão de crédito com chip é necessário para se inscrever no programa de aluguel para as bicicletas. No primeiro ano, três pessoas morreram em acidentes com as bicicletas alugadas; alguns automobilistas se queixam de que os usuários das bicicletas não seguem todas as regras de trânsito. Pelo menos 3.000 bicicletas foram roubadas no primeiro ano de funcionamento, muito mais do que se tinha estimado inicialmente.

Representantes da JCDecaux, empresa responsável por administrar o projeto, deram uma entrevista à BBC dizendo que está inviável manter as bikes conservadas devido aos roubos e ao vandalismo.

A empresa informa que bicicletas foram jogadas no Rio Senna, levadas para o Leste Europeu ou se tornaram inutilizáveis por terem sido usadas como BMX em praças e circuitos.

A Prefeitura de Paris informou que já aceitou pagar 400 euros para cada bike roubada, valor acima do previsto inicialmente.

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