7 de junho de 2009

CHOCOLATES DEBAUVE & GALLAIS






Este post é em homenagem a Marcella Ceva.




Debauve & Gallais, diferente de outros fabricantes, vem mantendo a tradição de confeccionar chocolates com muito pouco açúcar, relevando a qualidade do cacau. Eles muito se orgulham dos ingredientes superiores usados em seus produtos.

Debauve & Gallais usa somente o mais saboroso grãos de cacau, avelãs de Piedmont, nozes de Perigord, passas turcas, amêndoas espanholas, e o rum das Antilhas. Não usam preservativos, ou outros aditivos.

Em 1800 Sulpice Debauve, um farmacêutico do Rei Luis XVI, abriu sua primeira loja de chocolate em Paris, a margem esquerda do Sena em Saint-Germain. O chocolate de Debauve foi imediatamente apreciado pelas pessoas mais influentes da França.

Em 1816 Debauve foi designado o único fornecedor de chocolate das famílias reais francesas. A loja aberta em 1819 situada na Rue Saints Pères é, hoje em dia, um monumento histórico.

Debauve rapidamente expandiu e em 1804 já possuía 60 lojas pela França. Em 1823, ele se uniu ao seu sobrinho e a empresa passou a se chamar Debauve & Gallais.

Debauve & Gallais foi designado como o chocolateiro oficial de Luis XVIII, Charles X e Louis Philippe. Eles também abasteciam a corte russa, os czares preferiam os chocolates 99% amargos que saboreavam acompanhados de uma forte vodka.

Os chocolates em forma de moeda foram desenvolvidos para a Rainha Maria Antonieta para amenizar o gosto ruim dos remédios. Ela ficou tão agradecida que autorizou Debauve a confeccionar chocolates com o seu nome.

Debauve & Gallais é ainda um dos poucos antigos fornecedores da realeza da França. A família opera até hoje o negócio. Em 1989, Madame Paule Cuvelier assumiu o estabelecimento da Debauve & Gallais. Com a ajuda de seu filho, Bernard Poussin, Debauve & Gallais já expandiu seus negócios em todo o mundo: Nova York, Seul, Atenas, Dubai, Hong Kong, Pequim, Nanjing, Xangai, Chengdu.

Um comentário:

  1. Sogrita, querida!
    Ameeeei a homenagem! Muitíssimo obrigada!
    Fiquei impressionada com a chiqueria dos ingredientes - avelãs de Piedmont, nozes de Perigot, passas turcas, amêndoas espanholas e rum das Antilhas. Na verdade, acho que alguns familiares meus trabalham na produção desse rum. Sabe como é, né... tenho um pezinho no Caminho das Antilhas. Hahaha!
    Beijo enorme, e mais uma vez, obrigada pela lembrança.
    Cevita

    ResponderExcluir