18 de maio de 2009

QUEIJO BRIE





Aclamado como um dos melhores queijos do mundo, o Brie é conhecido por sua superfície branca e interior de cor cremosa e consistência macia que espalha quando o queijo atinge o pico de sua maturação. Produzido em diversos países, o verdadeiro - e melhor - Brie vem da França, primeiramente da cidade de mesmo nome (a 50 km de Paris) e posteriormente de Meaux.



Fabricado desde o século XVII, quando era levado para as feiras de queijos em Paris, o Brie pode ser feito tanto do leite de vaca cru quanto pasteurizado e de leite integral como de leite desnatado. O Brie de Meaux, tal como muitos dos "bens enogastronômicos" franceses, tem sua própria appellation d'origine controlée (AOC) desde 1980, da mesma forma que o Brie produzido nas cidades de Nangis e Melun. Uma boa maneira de saber se o Brie é de boa qualidade e está em maturação adequada para o consumo é verificar se ele está robusto e resistente ao toque. A casca deve ter cor de palha nas bordas. Na França, é consumido especialmente depois do vencimento do prazo de validade (cerca de 50 a 60 dias da data de fabricação), quando atinge a personalidade ideal e odor ligeiramente amoníaco.


Puristas não admitem o consumo de brie com geléias, como a de pimenta, mas o hábito é bastante difundido entre os franceses. Outras boas companhias para o queijo são frutas verdes (como maçãs, uvas e peras), frutas secas (nozes, damascos e pistaches) e pães.


A delicadeza do Brie só admite combinações com vinhos tintos menos intensos e com menos corpo. Os brancos fazem, na verdade, o melhor casamento, assim como os espumantes (desde que sejam secos). Para servi-lo à maneira francesa numa refeição, encaixe o queijo entre o prato principal e a sobremesa.


E agora uma receita com o queijo brie para saborear com um vinho branco leve e seco. Segundo Jacques Orhon (sommelier canadense dos mais respeitados), o ideal seria um Savennières da Região do Vale do Loire.



Risoto de Brut com Amêndoas e Queijo Brie


2 xícaras Arroz arbóreo
2 lt Caldo de frango

1 taça de Champagne Brut

2 colheres de sobremesa de Cebola picada

1 triângulo pequeno de Queijo Brie picado

200 ml de Creme de leite

2 colheres de sobremesa

Amêndoas laminadas

90 g Manteiga
Sal a gosto

Preparo - Dourar a cebola. Em uma panela rasa, cozinhar o arroz com o caldo de frango, a cebola e a manteiga, mexendo sempre com uma colher de pau para evitar grudar. Após cozido o arroz, acrescentar o Brut, deixando reduzir. Misture o queijo e o creme de leite, retire do fogo e sirva quente.