3 de julho de 2009

MUSEU QUAI BRANLY






Museu Quai Branly é um museu do século XXI. É o Museu das Artes e Civilizações de África, Ásia, Oceânia e América.




«Protegido» pela sombra da Torre Eiffel, que ocupa a quase totalidade do céu de Quai Branly, a dois passos do Sena, o Museu das Artes e das Civilizações de Paris é de fato uma obra prima de arquitetura de autor, assinada por Jean Nouvel (Instituto do Mundo Árabe e Fundação Cartier) onde, no exterior do edifício, e na parede contínua ao Museu, Patrick Blance, investigador do CNRS, concebeu uma parede vegetal composta por 15 000 plantas.




Cercado ainda, por um jardim com mais de 180 árvores da autoria de Gilles Clement, o Museu Quai Branly é o grande destino atual da geografia museológica das escolas, dos investigadores das ciências humanas e dos estudiosos da arte e da cultura.






Quai Branly tem mais de 3 500 obras expostas, repartidas pelas grandes civilizações continentais, que ocupam uma superfície de 5 000 m2.

Até o dia 27 de setembro de 2009, "Tarzan ! - ou Rousseau chez les Waziri".



Tarzan é um super-herói ecológico: ele se desloca sem emitir CO2 e defende a natureza. Seu grito poderia ser o sinal de alarme da humanidade, que luta pela preservação da natureza. Todas as questões ecológicas foram levantadas, em 1912, na obra de Edgar Rice Burroughs.