15 de julho de 2009

TOUR DE FRANCE - DÉCIMA PRIMEIRA ETAPA


Sempre ele, Mark Cavendish
E deu Mark Cavendish mais uma vez. Nesta quarta-feira, o inglês ganhou o 11º estágio do Tour de France, entre as cidades de Vatan e Saint-Fargeau, em percurso de 192 km, sua quarta vitória neste ano. Com isso, o ciclista da equipe Columbia retoma a camisa verde de melhor sprinter. A etapa desta quarta-feira marcou a volta do uso de rádios de comunicação entre os ciclistas e os chefes de equipe, que foi proibido no estágio anterior e gerou protestos do pelotão, que não forçou o ritmo e praticamente "passeou" pelas estradas francesas ontem.
Com as quatro vitórias conquistadas em 2008, Cavendish acumula oito triunfos no Tour, igualando a melhor marca de um ciclista britânico na prova, Barry Hoban. O recorde absoluto de vitórias em etapas pertence ao "Canibal" Eddy Merckx, belga que ganhou 36 estágios. O inglês ultrapassou Thor Hushovd na pontuação, 176 a 169. Assim como na etapa de ontem, a chegada foi forte e com o pelotão inteiro na mesma toada do vencedor. Ricardo Nocentini segue como líder do Tour na soma dos tempos, 43h28min59s, e mantém a camisa amarela, com Alberto Contador em segundo, a 6s, e o heptacampeão Lance Armstrong na terceira colocação, com 8s de desvantagem.


A 12ª etapa da mais tradicional competição de ciclismo do mundo será amanhã entre Tonnerre e Vittel, trecho de 211,5 km, em percurso plano.