20 de maio de 2009

CHÈVRE



Chèvre (cabra em francês) é uma modalidade de queijo francês fabricado com o leite desse animal.
Apresenta-se na forma de pequenos rolos, de casca branca, com consistência macia e massa que se esfarela. Tem um sabor ligeiramente salgado.
Na receita tradicional, originária do Sul da França, esses pequenos rolos são moldados a mão, isso explica suas dimensões e formato. Pode ser recoberto com uma fina camada de carvão de carvalho. É considerado um queijo macio sua maturação é de apenas oito dias.

Pode-se consumir o chèvre com torradinhas. Sua composição com outros queijos, em tábuas de queijos, é muito apreciada.

A receita a seguir eu copiei de um site de um rapaz chamado Renato Moraes. Me deu água na boca. Para acompanhar segue a indicação do vinho: Sancerre e Pouilly-Fumé, cidades do Vale do Loire que dão nomes aos seus famosos vinhos feitos com a branca Sauvignon Blanc. Mesmo que você não coma o queijo de cabra, esses vinhos já vêm com seu aroma.


Quiche au Chèvre et Tomates



Rendimento: 6 porções



MASSA - PÂTE BRISÉE



1 1/3 de xícara de Farinha

1 pitada de sal

1 colher de sopa de Ervas*

150g de Manteiga em cubos, gelada

1 Ovo Grande, levemente batido

1 ou 2 colheres de água gelada, se necessário



Com um pilãozinho, misture porções iguais de Alecrim seco, Tomilho seco e Orégano seco. Bata tudo para incorporar e misturar bem, e depois, é só usar o quanto for preciso. Guardar em um saquinho ou potinho, e mantê-lo em um lugar seco.Em uma tigela grande, peneire a farinha e adicione o sal. Coloque também as ervas finas e misture bem. Adicione os cubos de manteiga e, com a ponta dos dedos, comece a incorporá-la na mistura de farinha. Depois da manteiga estar incorporada, fazer um buraco no meio e adicionar o ovo, levemente batido. E continuar incorporando, até obter uma massa relativamente firme. Se estiver muito seca, adicione a água gelada, colher a colher.Faça uma bola, dê uma leve achatada, envolva com filme plástico, e deixe na geladeira por pelo menos 30 min., ou até um dia. Antes de usar, deixe a massa em temperatura ambiente por uns 10 minutos, para não ficar muito quebradiça.



RECHEIO E MONTAGEM



1 cebola Média

1 pouco de azeite

2 tomates grandes

3 ovos grandes

100 ml de creme de Leite (pode ser o de caixinha)

100g de queijo de cabra ralado ou em cubinhos pequenos

1 pitada de orégano

Sal a gosto


Pré-aqueça o forno a 180ºC.Fatie a cebola em fatias finas e dê uma dourada no azeite, em uma frigideira, até que fiquem macias e percam o ardor. Tempere com um pouco de sal.Corte os tomates em fatias finas, tempere com uma pitada de sal e deixe escorrer um pouco.Retire a massa da geladeira, para que fique à temperatura ideal.Em uma tigela grande, misture os três ovos com o creme de leite, e bata um pouco com um garfo. Adicione o sal, o orégano, as cebolas douradas e o queijo, se estiver ralado.Abra a até que fique com uns 30 cm de diâmetro, e coloque em uma assadeira de fundo falso. Pode ser das altas, como as de torta, ou daquelas baixinhas com a lateral caneladas. uma dessas caneladas (melhor ainda se for de silicone) silicone. Com um garfo, faça uns furinhos na massa, para que não surjam bolhas de ar durante o cozimento.Despeje a mistura de ovos e espalhe as cebolas. Adicione as rodelas de tomate e o queijo, se estiver em cubos.Leve para assar por 30 a 35 minutos, até que a massa e o recheio fiquem dourados por cima, e não pareça muito úmido.Espere esfriar, para que o recheio se solidifique. Depois disso, sirva morno à temperatura ambiente ou reaquecido, acompanhado de uma saladinha.