5 de julho de 2009

VIDEO SOBRE O TOUR DE FRANCE


TOUR DE FRANCE - SEGUNDA ETAPA


Com jogo de equipe, Cavendish dispara no fim e vence a segunda etapa do Tour de France.
Em uma etapa decidida com jogo de equipe, o britânico Mark Cavendish levou a melhor na segunda etapa do Tour de France, neste domingo, e venceu o percurso de 187 quilômetros entre Mônaco e a cidade francesa de Brignoles.
Ciclista da Columbia, Cavendish mostrou porque é considerado um dos melhores no sprint. A um quilômetro do fim, o britânico foi embalado por dois companheiros de time. A 300m da linha de chegada disparou e sequer foi incomodado por qualquer adversário.Para se ter uma ideia do poder de Cavendish em provas decididas no sprint, como a deste domingo, basta recorrer à edição de 2008, quando o britânico obteve quatro vitórias neste tipo de disputa.
Antes do início desta edição do Tour, ele foi apontado pela maioria dos especialistas como o grande sprinter de 2009. A camisa amarela, de líder na classificação geral, continua em poder do suíço Fabian Cancellara, vencedor da primeira etapa. A vitória no estágio deste domingo deu 35 pontos a Cavendish, novo dono da camisa verde, de ciclista mais regular do Tour. A camisa branca com bolinhas vermelhas agora é do finlandês Jussi Veikkanen, que ganhou as três metas de montanha de hoje.
O melhor ciclista jovem segue sendo o checo Roman Kreuziger.Com todos os ciclistas chegando juntos, seguem inalteradas as posições dos principais favoritos à vitória no geral. Alberto Contador e Lance Armstrong, companheiros de equipe na Astana, seguem em segundo e décimo lugares, respectivamente. Competição mais tradicional do ciclismo mundial, o Tour de France prossegue nesta segunda-feira, com o terceiro estágio sendo disputado em 196,5 km entre Marseille e La Grand Motte.

TOUR DE FRANCE 2009 - PRIMEIRA ETAPA


Fabian Cancellara vence contra-relógio e leva primeira etapa do Tour de France.




O suíço Fabian Cancellara levou a melhor na prova do contra-relógio em Mônaco, disputada neste sábado, na abertura do Tour de France 2009.
Com um tempo de 19min32s, o ciclista da Saxo Bank desbancou o espanhol Alberto Contador, da Astana, por 19s de diferença e ficou com a camisa amarela.Um dos maiores especialistas neste tipo de prova na atualidade, Cancellara sobrou não só pelo tempo, mas pela facilidade com que percorreu os 15,5 km da etapa.
O suíço já havia vencido o prólogo da competição disputado em Londres, na Inglaterra, em 2007. Além disso, o suíço faturou o título de campeão mundial de contra-relógio por dois anos seguidos (2006 e 2007). Na mesma prova, levou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Pequim, na China, em 2008. Heptacampeão da prova mais tradicional do cilismo, Lance Armstrong terminou apenas em décimo lugar, ao marcar 20min12s, enormes 40s atrás de Cancellara.
Dias antes do início do Tour, a polêmica girou em torno da briga entre Armstrong e Contador pela posição de líder na Astana. O norte-americano torceu o nariz pela opção da equipe pelo espanhol, campeão da Volta da França em 2007. Pelo menos no primeiro dia, Contador mostrou que a escolha foi correta, já que fechou o percurso 22s à frente do concorrente.O atual campeão do Tour de France, o espanhol Carlos Sastre, da Cérvelo, conseguiu apenas a 21ª posição após cruzar a linha de chegada a 20min38s do líder.