6 de junho de 2009

RUE MOUFFETARD







Fica no Quartier Latin, a Rue Mouffetard, no 5 0. eme arr. Essa rua é uma das mais charmosas de Paris. Descendo a rua, todos os dias (menos as 2as feiras) há uma feirinha com queijos, frios, frutas e muitas coisas gostosas. Os franceses costumam fazer compras lá.
Em nosso primeiro dia em Paris passamos por ela sem saber da importância que os franceses dão a esse mercado ao ar livre. É tal qual a nossa feira livre. É também uma rua muito antiga, era a rota de saída durante a época romana. Domingo cedo sempre tem música com dança.

BÊTES DE MODO - HELMO


Mais um post em homenagem a minha filha linda, maravilhosa Julia. De quem eu estou morrendo de saudades....

Helmo é um estúdio de dois designers gráficos franceses: Thomas Couderc e Clément Vauchez. Os artistas criaram para a loja de departamentos Galeries Lafayette, em Paris, uma linda demonstração fotográfica intitulada “Bêtes de Mode”. Constitui de 13 retratos humanos sobrepostos em imagens de animais que foram reveladas através de diferentes filtros coloridos.
Confira os demais trabalhos do estúdio no site: www.helmo.fr

MARCHA DOS PINGUINS




"A Marcha dos Pingüins", de Luc Jacquet, se tornou o filme francês de maior bilheteria da história do cinema americano, desbancando o lendário "O Quinto Elemento", de Luc Besson, e "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain", de Jean-Pierre Jeunet.

Tudo começou modestamente para "A Marcha dos Pingüins", que estreou nos Estados Unidos em apenas quatro salas e se sustentou unicamente com o boca-a-boca contra as dezenas de milhões de dólares que os gigantes de Hollywood gastam para promover seus filmes.

Com o apoio de uma excelente crítica, depois dos primeiros três dias de exibição, o filme arrecadou cinco vezes mais por sala que o número um do momento "Batman Begins", antes de ver seu êxito aumentar em todos os cantos do país.

Na versão original, os atores franceses Charles Berling e Romane Bohringer emprestam suas vozes a um casal de pingüins.

Na versão em inglês, o ator Morgan Freeman comenta a história "em off''.

O filme Documentário, na versão brasileira, é narrado por Patrícia Pillar e Antonio Fagundes e foi sucesso inesperado e extraordinário de crítica e público em todo o mundo. Nos EUA obteve mais de US$ 77 milhões.

SINOPSE

Em um cenário de gelo desértico, surge uma bela história da natureza que se repete há milênios e da qual depende a manutenção da espécie: a marcha de milhares de pingüins imperadores em busca do par perfeito.

Por instinto, enfileirados aos montes, machos e fêmeas deixam seu habitat natural em direção ao deserto gelado da Antártica em uma maratona de bravura e sobrevivência até realizar seu ritual de acasalamento.
O documentário mostra a inversão de papéis entre pingüins machos e fêmeas, onde o casal se separa após um breve tempo suficiente para a fecundação. A fêmea deixa o ovo para ser chocado pelo macho, enquanto retorna para o mar em busca de alimento.

Meses se passam e os pingüins machos têm a árdua tarefa de aquecer e proteger o rebento, à espera do retorno de suas fêmeas. A nova família de pingüins terá que se reunir no prazo máximo de 48 horas para que o novo membro receba comida, caso contrário, não sobreviverá.

O reencontro com as fêmeas dá largada à corrida dos machos em direção às águas do Oceano Antártico, a marcha dos famintos. Caberá agora, às fêmeas, a tarefa de preparar os filhos para a vida adulta, até que possam se arriscar sozinhos no mar. Assim, o ciclo se fecha até chegada do próximo Outono.

O DIRETOR

Cineasta premiado, documentarista, operador de câmera e diretor de fotografia, Luc Jacquet é conhecido por seu trabalho em documentários sobre natureza e vida selvagem. Formado em biologia, Jacquet agrega valor a seus filmes devido a sua formação científica e a seu grande talento para filmes narrativos. A Marcha dos Pingüins foi seu primeiro longa-metragem.

VELIB




Velib é um programa de aluguel de bicicletas públicas em Paris, França. A iniciativa foi do prefeito Bertrand Delanoe do Partido Socialista Francês. O sistema foi lançado em 15 de Julho de 2007. Dez mil bicicletas foram colocadas na cidade com 750 estações automatizadas. Este número tem crescido, hoje são 20.000 bicicletas e 1.450 estações de serviço, cerca de uma estação a cada 300 metros ao longo de todo o centro da cidade, tornando Vélib o maior sistema do seu gênero no mundo.

Cada estação Velib está equipada com um terminal de aluguel automático e estandes para dezenas de bicicletas. Mapas mostram as estações disponíveis por toda a cidade.

As robustas bicicletas cinzentas foram produzidas pela empresa francesa de bicicletas Mercier, na Hungria O valor da bicicleta foi de € 300 cada uma, inicialmente. A bicicleta possui três velocidades, cada uma pesa 22,5 kg, tem iluminação com Led alimentada por um dínamo, e na frente uma cestinha.

Se um usuário chega com uma bicicleta alugada em uma estação sem vagas disponíveis, o terminal concede quinze minutos a mais de gratuidade no aluguel.
O terminal também exibe informações sobre os terminais vizinhos, incluindo a localização, número de bicicletas disponíveis. Uma frota de vinte veículos é utilizada durante a noite para redistribuir bicicletas para estações de alta demanda para a manhã seguinte.
Para utilizar o sistema, os usuários precisam pagar uma assinatura, que permite ao assinante um número ilimitado de aluguéis. Um cartão de crédito com chip é necessário para se inscrever no programa de aluguel para as bicicletas. No primeiro ano, três pessoas morreram em acidentes com as bicicletas alugadas; alguns automobilistas se queixam de que os usuários das bicicletas não seguem todas as regras de trânsito. Pelo menos 3.000 bicicletas foram roubadas no primeiro ano de funcionamento, muito mais do que se tinha estimado inicialmente.

Representantes da JCDecaux, empresa responsável por administrar o projeto, deram uma entrevista à BBC dizendo que está inviável manter as bikes conservadas devido aos roubos e ao vandalismo.

A empresa informa que bicicletas foram jogadas no Rio Senna, levadas para o Leste Europeu ou se tornaram inutilizáveis por terem sido usadas como BMX em praças e circuitos.

A Prefeitura de Paris informou que já aceitou pagar 400 euros para cada bike roubada, valor acima do previsto inicialmente.

CHARLES AZNAVOUR


Este post é em homenagem a minha mais assídua leitora - Juaninha.

Aznavour nasceu Shahnour Vaghinagh Aznavourian (em armênio: Շահնուր Վաղինակ Ազնավուրյան), filho dos imigrantes armênios Michael e Knar Aznavourian. Seus pais, que eram artistas, o introduziram ao mundo do teatro em tenra idade.

Ele começou a atuar aos nove anos de idade e logo assumiu o nome artístico Charles Aznavour. Seu grande estouro aconteceu quando a cantora Èdith Piaf o ouviu cantar e o levou consigo numa turnê pela França e pelos Estados Unidos.

Freqüentemente descrito como o Frank Sinatra da França, Aznavour canta principalmente o amor. Ele escreveu musicais e mais de mil canções, gravou mais de 100 álbuns e apareceu em 60 filmes, incluindo Atirem no Pianista e O Tambor. Aznavour canta em muitas línguas (francês, inglês, italiano, espanhol, alemão, russo, armênio e português) o que o ajudou a se apresentar no Carnegie Hall e noutras casas de espetáculos mundo afora.
Ele gravou pelo menos uma canção do poeta Sayat Nova, doséculo XVIII, em armênio. "Que c'est triste Venise", cantada em francês, em italiano ("Com'è triste Venezia"), espanhol ("Venecia sin tí"), inglês ("How sad Venice can be", "The Old-Fashioned Way") e alemão ("Venedig im Grau") estão entre as mais famosas canções poliglotas de Aznavour. Nos anos 70, Aznavour tornou-se um grande sucesso no Reino Unido, onde sua canção "She" saltou para o número um nas paradas de sucessos.

Em 1988, Charles Aznavour foi eleito "artista do século" pela CNN e pelos usuários da Time Online espalhados pelo mundo. Aznavour foi reconhecido como notável performer do século com cerca de 18% da votação total, desbancando Elvis Presley e Bob Dylan. Após a morte de Frank Sinatra, Charles Aznavour é o último dos crooners tradicionais.

A lista de artistas que já cantaram Aznavour abrange deFred Astaire e Bing Crosby, de Ray Charles a Liza Minelli. Elvis Costello
gravou "She" para o filme Notting Hill.

Curiosidades

Aznavour sempre foi consciente de sua baixa estatura — 1,60m. Por causa disso, no entanto, ele desenvolveu uma tremenda presença de palco e comando.