28 de maio de 2009

PONTE ALEXANDRE III





Ponte Alexandre III, considerada por muitos como a mais bela ponte de Paris, é também a mais extensa - com 160m de comprimento e um arco principal de 107,5m.


Esse belo presente do Tsar Alexandre III da Rússia para a França, por ocasião da Exposição Universal de Paris de 1900, foi classificado como monumento histórico em 1975. Simbolizando a amizade franco-russa, solidificada entre o Tsar Alexandre III e o presidente francês Sadi Carnot, a ponte Alexandre III liga a esplanada de Invalides ao Petit e Grand Palais - também construídos para a Exposição Universal.


A pedra fundamental de sua construção foi colocada pelo Tsar Nicolas II da Rússia em 1896 (filho de Alexandre III), sendo a ponte inaugurada em 1900.


Como mostra a aliança franco-russa, a ponte conta com as estatuas "As Ninfas do Sena", que representam a França, e "As Ninfas de Neva", representando a Rússia. A ponte é iluminada por trinta e dois candelabros de bronze.
Os quatro candelabros localizados nas extremidades são os mais ornamentados. Têm ainda duas colunas quadradas de 17m de altura ao norte como ao sul, ambas tendo no topo as estatuas do cavalo alado Pegasus em bronze revestido de dourado, apoiados sobre as patas traseiras. As estatuas que estão ao lado dessas colunas, representam respectivamente "A França de Carlos Magno", "A França
Contemporânea", "A França de Luis XIV" e "A França Renascentista".