27 de maio de 2009

ARCO DO TRIUNFO (ARC DE TRIOMPHE)







Napoleão prometeu a seus homens que eles “voltariam para casa sob os arcos triunfais” após a batalha de Austerlitz, em 1805. A pedra fundamental do que seria o maior arco triunfal do mundo foi lançada no ano seguinte.




Os planos do arquiteto Jean Chalgrin e a queda do poder de Napoleão retardaram a construção desta obra até 1836. São 50 metros de altura e o Arco está trabalhado com elaborados relevos, escudos, esculturas e listas de batalhas vitoriosas.



O Soldado Desconhecido foi enterrado sob o Arco em 11 de novembro de 1920 e uma chama é acesa diariamente ás 18:30 para lhe render homenagem.



Em volta do topo há escudos onde estão gravados os nomes das batalhas travadas pelo exército de Napoleão. No interior, um elevador e escadas levam a uma plataforma que proporciona vista de todas as direções da cidade. Um pequeno museu exibe vídeos sobre o Arco.



O Arco do triunfo se transformou em ponto central de doze avenidas. Hoje conhecida como Place Charles-de-Gaulle, essa praça é um torvelinho de tráfego giratório.
(Lembram o filme do Chevy Chase, Férias Frustradas II? Aonde ele começa de manhã a girar de carro em volta do Arco, tentando sair por uma das avenidas e a noite ainda continua fazendo o mesmo trajeto?)



Nenhum comentário:

Postar um comentário