26 de julho de 2009

TOUR DE FRANCE - ÚLTIMA ETAPA


Campeão, Contador passeia e toma champagne em Paris

Cavendish ganha última etapa, mas não leva camisa verde

Com o título já garantido, o espanhol Alberto Contador, da equipe Astana, apenas passeou na última etapa do Tour de France 2009, a 21ª, no percurso de 164km entre Montereau-Fault-Yonne e Paris, com chegada na avenida Champs-Élysées. O vencedor do trajeto deste domingo foi o britânico Mark Cavendish, que, no entanto, não conseguiu superar Thor Hushvod na classificação geral e o viu ser o melhor velocista da competição, garantindo a camisa verde. O norueguês terminou a etapa em sexto lugar e, na soma de pontos, terminou dez à frente do rival - 280 a 270.

Agora bicampeão (ganhou também em 2007), Contador deu-se ao luxo de tomar até uma taça de champagne durante o trajeto. Por outro lado, Cavendish pode comemorar o fato de ser o maior vencedor de etapas desta edição do Tour. Com a deste domingo, foram seis no total, o que aumenta sua vantagem de ser o britânico com o maior número de triunfos na história da competição, com dez.

A tranquilidade de Contador se deu por conta de uma tradição do pelotão de não atacar o líder na última etapa. A disputa do dia foi apenas pela vitória no estágio e pela camisa verde, vencida por Hushovd. O luxemburguês Andy Schleck terminou como vice-campeão, além de ter sido o melhor ciclista jovem do Tour. O heptacampeão Lance Armstrong completou o pódio, a 5min24s de Contador na soma de tempos.

"Foi um Tour muito difícil, especialmente para mim. Por isso, a vitória teve um sabor especial", disse Contador, numa referência aos vários momentos polêmicos protagonizados por ele e Lance Armstrong no último mês. Os dois provocaram um "racha" na equipe Astana.

O norte-americano agitou o Tour deste ano ao voltar a disputá-lo após três anos de aposentadoria. Apontado como um dos principais adversários de Contador pelo título, mesmo sendo companheiro de equipe do espanhol, o veterano tentou desestabilizar o rival nos primeiros dias de Tour, mas reconheceu a superioridade de Contador depois da 15ª etapa, quando o espanhol abriu 1min37s de vantagem sobre ele. Após o trecho, declarou: "Não vou atacá-lo, há dias como hoje em que se demonstra quem é o melhor, e seria desonesto de minha parte não admitir, seria contrário às regras do ciclismo."

Lance fará parte de outra equipe em 2010, o Team RadioShack, que teve sua criação anunciada nesta semana. Armstrong já avisou que vai retornar ao Tour no próximo ano, com intenção de brigar por sua oitava conquista.

Em outras premiações importantes do Tour, o italiano Franco Pellizotti, da equipe Liquigas, ganhou o prêmio de melhor montanhista e ainda foi eleito pelos organizadores da prova como o ciclista mais combativo da Volta da França. A Astana terminou como melhor equipe.

Os créditos dos posts sobre o Tour de France são para a ESPN Brasil.

Um comentário: