9 de agosto de 2009

LE CORBUSIER





Charles-Edouard Jeanneret-Gris, mais conhecido pelo pseudônimo de Le Corbusier, foi um arquiteto,urbanista e pintor francês de origem suíça. É considerado juntamente comFrank Lloyd Wright, Alvar Aalto, Mies van der Rohe e Oscar Niemeyer, um dos mais importantes arquitetos doséculo XX.


Aos 29 anos mudou-se para Paris, onde adotou o seu pseudônimo, que foi buscar no nome do seu avô materno. A sua figura era marcada pelos seus óculos redondos de aros escuros. Morreu por afogamento em 27 de agosto de 1965.
Em 1929 e 1936 fez duas viagens - que o influenciarão, ao mesmo tempo que denotam a influência que ele próprio já tem - à América do Sul. Inserida na altura em que desenvolvia o projeto da sua Ville Radieuse a primeira destas viagens proporcionou-lhe a experiência de ver o Rio de Janeiro a partir do ar, guiado pelos aviadores Antoine de Saint-Exupéry e Meromz. A disposição da cidade, entalada entre o mar e o relevo escarpado de origem vulcânica sugeriu-lhe a idéia de uma cidade-viaduto (cidade linear).
Pensou, mesmo, para o Rio de Janeiro, uma estrada acompanhando a costa, a cerca de 100 metros de altura, abrigando, debaixo dela, quinze andares com possibilidade para criar habitações. Algo semelhante foi pensado para Argel. Este gênero de cidade foi, depois, adotado por arquitetos vanguardistas, defensores da anarquia como Yona Friedman e Nicolaas Habraken.

Le Corbusier lançou, em seu livro Vers une architecture (Por uma arquitetura, na tradução em português), as bases do movimento moderno de características funcionalistas. A pesquisa que realizou envolvendo uma nova forma de enxergar a forma arquitetônica baseado nas necessidades humanas revolucionou (juntamente com a atuação da Bauhaus na Alemanha) a cultura arquitetônica do mundo inteiro.
Le Corbusier defendia, jocosamente, que, "por lei, todos os edifícios deviam ser brancos", criticando qualquer esforço artificial deornamentação. As estruturas por ele idealizadas, de uma simplicidade e austeridade espartanas, nascidades, foram largamente criticadas por serem monótonas e desagradáveis para os peões. A cidade de Brasília foi concebida segundo as suas teorias.
Depois da sua morte, os seus detratores têm aumentado o tom das críticas, apelidando-o de inimigo das cidades. É, no entanto, absolutamente, um nome de referência na história da arquitetura contemporânea.
Até o dia 23 de agosto, aqui no Rio de Janeiro estará acontecendo a Mostra Le Corbusier na Caixa Cultural exibindo sua faceta de artista plástico.

Um comentário:

  1. hello... hapi blogging... have a nice day! just visiting here....

    ResponderExcluir