31 de maio de 2009

ARRONDISSEMENTS - OS "BAIRROS" DE PARIS









Os arrondissements de Paris correspondem a uma divisão administrativa que decompõe a comuna de Paris em vinte arrondissements municipais.



Estes 20 arrondissements estão distribuídos segundo uma espiral que se desenvolve no sentido dos ponteiros do relógio a partir de um ponto central da cidade localizado no Louvre (1º. Arrondissement).


É assim que os números mais baixos correspondem a arrondissements mais centrais e números maiores a arrondissements mais distantes do centro.


Cada arrondissement é gerido por um conselho de arrondissement com funcionamento semelhante ao conselho municipal mas com poderes




:: Resumo dos arrondissements


1èr (premier): É o centro geográfico da cidade, onde estão o Museu do Louvre, o Museu de l'Orangerie, o Palais Royal, o Palais de Justice, a Place Vendôme e o Quartier Les Halles.


2ème (deuxième): Distrito comercial, que abriga o prédio da Bolsa de Valores e a Biblioteca Nacional da França.


3ème (troisième) e 4ème (quatrième): Estes dois arrondissements abrigam o Quartier Le Marais, antigo reduto de judeus e atualmente a área que reúne gays e jovens descolados de Paris. Aqui ficam o Museu da História de Paris (Carnavalet), o Museu Picasso e a Place des Vosges.


5ème (cinquième): O Quartier Latin, dos intelectuais e estudantes da Sorbonne, encontra-se nesta área. Além da Sorbonne, há o Panthéon, as Arènes de Lutèce, o Museu Nacional da Idade Média (Musée national du Moyen Âge) e o Instituto do Mundo Árabe (Institut du Monde Arabe) para se visitar.


6ème (sixième): É o bairro de Paris mais caro para se morar, com o Palais du Luxembourg e o Boulevard Saint-Germain.


7ème (septième): Outro arrondissement requintado, abriga a Torre Eiffel, o Champs-de-Mars, o Hôtel des Invalides e os museus D'Orsay , Rodin e du quai Branly.


8ème (huitième): Aqui estão o Arco do Triunfo, a Champs-Élysées e suas lojas.


9ème (neuvième): O comércio também é o forte do 9ème, por conta das gigantescas lojas de departamento Galeries Lafayette e Printemps, coladas na Opéra Garnier. Ainda abriga Pigalle, área com cabarés e sex shops.


10ème (dixième): Onde se encontram duas importantes estações de trem, as gares de l'Est e du Nord.


11ème (onzième): Bairro residencial, o mais povoado de Paris. As atrações são a Place de la Bastille e a Opéra Bastille.


16ème (seizième): Monumento localizado atrás da Torre Eiffel, o Trocadéro é o destaque deste arrondissement residencial.


18ème (dix-huitième): Montmartre abriga a Basílica do Sacré-Coeur e dezenas de lojas de souvenirs.


12ème (douzième), 13ème (treizième), 14ème (quatorzième), 15ème (quinzième), 17ème (dix-septième), 19ème (dix-neuvième) e 20ème (vingtième): Outros bairros residenciais.

Um comentário:

  1. Adorei esses arrondissements e crônica de Veríssimo.
    Seu BLOG é Atraente,bem pesquisado e carinhosamente elaborado.
    Parabéns!Parabéns!Parabéns!
    Sua MÃE

    ResponderExcluir