História da Mostarda
O condimento já era utilizado por egípcios, gregos e romanos, esmagadas e salpicadas nas carnes e peixes. Estima-se que na idade média cozinheiros franceses foram os primeiros a elaborar o condimento, utilizando as sementes, rusticamente moidas e misturadas a mel e vinagre. Foi em Dijon que a Mostarda ganhou popularidade. Moinhos específicos serviam os mercadores e habitantes, da mesma forma que os moinhos de trigo, e sua mostarda se tornou comum, quase que obrigatória, nas mesas desta cidade. O registro mais antigo, datado de 1347, guarda informações sobre doze francos gastos com o envio de Mostarda a Rainha.
A mostarda de Dijon não é um condimento insípido, mas um condutor de apetite. Ela resulta da trituração dos grãos negros e marrons que, depois de passados em uma peneira, são misturados a uma emulsão de “verjus” (vinho branco bem verde). Os grãos vêm do Canadá e da Borgonha e quase toda a produção francesa de mostarda é feita em Dijon. Sua característica é de ser extremamente forte, bem diferente da dos hot-dogs americanos.
A mostarda pode ser misturada a diversos ingredientes como cassis, roquefort, pimenta etc. Mas a vedete das mostardas é a Moutarde à l’ancienne, sem ser peneirada, contendo os grãos inteiros.
TORTA FRANCESA DE CEBOLA
INGREDIENTES
Massa
350g Farinha de Trigo
100 g Manteiga
Sal a gosto
Água gelada para dar o ponto
Recheio
Recheio
6 cebolas grandes
5 tomates maduros
Azeite
Sal a gosto
3 colheres de sopa de Mostarda Dijon
300 g de Queijo Ementhal francês ralado grosso para cobrir
Modo de Fazer
Massa
· Junte a farinha, a manteiga e o sal, utilize as pontas dos dedos para esfarelar.
· Acrescente a água aos poucos e vá unindo toda a massa até ficar homogênea.
· Deixe descansar por aproximadamente 20 minutos.
· Depois, forre uma assadeira redonda (30cm) e coloque para pré-assar.
· Em seguida, comece a fazer o recheio.
Recheio
· Corte 6 cebolas grandes em rodelas e abra todas elas.
· Em uma frigideira, refogue a cebola no azeite, depois acrescente os tomates cortados em tiras, sem pele e semente, e acrescente um pouco de sal, desligue o fogo.
· Por último, retire a massa pré-assada do forno, passe uma camada de Mostarda Dijon, coloque o recheio por cima e, por último, o Queijo Ementhal francês ralado e volte para o forno.
· Quando o queijo estiver derretido, retire do forno e sirva em seguida com um belo Bourdeaux.
Nenhum comentário:
Postar um comentário