Torre Eiffel é uma torre de ferro construída no Champ-de-Mars ao lado do Rio Sena em Paris. A torre tornou-se um ícone mundial da França e uma das mais conhecidas estruturas do mundo.
Inaugurada em 31 de março de 1889, a Torre Eiffel foi construída para honrar o centenário da Revolução Francesa.
Era para ser uma estrutura temporária, mas posteriormente tomaram a decisão de não desmontá-la. O Governo da França planejou uma Exposição Mundial e anunciou uma competição de Design arquitetônico para um monumento que seria construído no Champ-de-Mars no centro de Paris. Mais de cem designs foram submetidos ao concurso. O comitê do Centenário escolheu o projeto do engenheiro Gustave Eiffel (1832-1923), de quem herdaria o nome, da torre com uma estrutura metálica e se tornaria, então, a estrutura mais alta do mundo construída pelo homem. Com seus 317 metros de altura possuía 7300 toneladas quando foi construída, sendo que atualmente deva passar das 10000, já que são abrigados restaurantes, museus lojas, entre muitas outras estruturas que não possuía na época de sua construção.
Eiffel, um notável construtor de pontes, era mestre nas construções metálicas e havia desenhado a armação da Estátua da Liberdade erguida pouco antes no porto de Nova York. Quando o contrato de vinte anos do terreno da Exposição Mundial (de 1889) expirou, em 1909 a Torre Eiffel quase que foi demolida, mas o seu valor como uma antena de transmissão de rádio a salvou. Os últimos vinte metros desta magnífica torre correspondem a antena de rádio que foi adicionada posteriormente.
A torre manteve-se como o monumento mais alto do mundo ao longo de mais de quarenta anos. Foi destronada em 1930 com o Chrysler Building de Nova York de 319 metros.
Ao todo, desde a abertura já recebeu um total de 244 milhões de visitantes.
Hoje, a torre é visitada anualmente por 6,9 milhões de pessoas.
Os nomes de setenta e dois cientistas, engenheiros e franceses notáveis estão gravados em reconhecimento a suas contribuições por Gustave Eiffel. Estas gravações foram cobertas de tinta no começo do século XX, e restauradas em 1986-1987 pela Société Nouvelle d'exploitation de la Tour Eiffel, uma companhia contratada para negócios relacionados à Torre.
Este ano será redesenhada a plataforma panorâmica do último andar e conferir uma nova silhueta à torre, o projecto expandirá a área acessível ao público de 280 para 580 metros quadrados numa estrutura em Kevlar (fibra sintética) com projeto do arquiteto francês David Serero.
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